sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Ultimo Chibo de 2012

             Estava de férias e andei a semana toda a ver quando baixava o mar, todos dias mares de 2m para cima, no entanto ia ver a webcam e o mar parecia chão. A ideia era ir fazer um surfcasting de dia, e uns tiros ao spinning noite a dentro. Como davam descida do mar pensei, "aquilo para onde eu vou deve estar melhor...." Ora, pensava eu pois...

             Cheguei ao spot pelas 15h maré a vazar, e toca a meter as duas armas a pescar ao fundo e vamos espreitar as vistas...
O mar estava parecia um dia de Verão, agua muito lusa (não esperava) e ondinhas aí de 13cm a rebentar na areia e pensei logo "cheira-me a chibooo"
              Com o passar do tempo, as iscas vinham imaculadas, e olhando em meu redor arranjei um divertimento melhor para me distrair e comecei na arte até a maré estar vazia e ir-me embora dali com um chibo no saco!
           
              Ainda fui fazer uns lançamentos ao outro spot, a ver se fazia a enchente, mas com aquela rebentação, era impossível e fui-me embora.

                                   Como recompensa trouxe o petisco para o dia 31...






domingo, 23 de dezembro de 2012

Peixinhos do Natal

Boas companheiros,

Sem as condições ideais, o meu amigo Ivo la me convenceu a experimentar pela segunda vez um spot onde alguém lhe diz que se safa sempre com alguns kilos de peixe. Já la tinha ido uma vez, mas era fim de verão e com a agua muito lusa e o mar demasiado calmo, foi só fazer catch & release nessa noite.

Preparamos tudo e abalamos cedo para o pesqueiro que se dizia muito concorrido, chegamos la, tal era a minha surpresa que tínhamos a praia toda para pescar. Foi só escolher o cantinho mais indicado para estacionar a tralha e tentar montar as armas enquanto o sol nos fazia companhia.

Tudo pronto, começamos a pescar, canas no mar e venho ter com o Ivo para conversar, estava ele a iscar a segunda cana ainda quando olho para a cana dele e a vejo a bater de tal maneira que quase saltava do suporte.. uaiii fui a correr ferrar o que la estivesse, e senti logo umas valentes cabeçadas que pareciam indicar vir ali um peixe bom. Chamei o Ivo para ser ele a puxar o bicho para fora e la saiu um sargo jeitoso de 600g

Ficamos logo com a pica toda a espera de ser uma noite a sacar sargos à bruta! E não é que depois daquele sargo, tudo sossegou e levamos a noite toda a tirar safias pequenas e bailitas!!! As primeiras ainda devolvi ao mar, na esperança de ser recompensado com peixe maior, embora ainda seja verdinho nisto da pesca, este não é o peixe que gosto de trazer para casa, mas a certa altura tive de trazer algumas para almoçar e justificar o investimento feito nesta pescaria...

Chegou a manha, de uma noite muito húmida mas com boa companhia e uma garrafinha de vinho para ajudar a aquecer e esquecer as valentes capturas!

Enfim, prá semana Haverá mais se o mar deixar!

Boas festas a todos, divirtam-se muito nesta quadra de amor e harmonia!


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Mais uma saída mais uma estreia!

Eu a olhar fixamente para o windguru no pc na terça-feira a noite e a pensar para mim, isto deve estar bom para ir dar uns tiros... No momento exacto recebo sms do Gavião Manel a dizer "vamos amanha ao spinning? Tá o peixe a montes!!" Pois eu fico logo envenenado ja que andava ansioso por me estrear ao spinning respondo logo ao amigo Manel, "Vamos emboraaaa!" Desta vez também veio o Gavião Sílvio e quando chegamos ao spot também la estava já o Lobo do mar a nossa espera! A receita ideal, 4 caçadores para bater o spot a pente fino.

Marzinho bom para pescar, todos equipados e material montado, siga andando, e começo logo a ver cada um a dirigir-se a onde conhecia o spot. Bem eu fiquei ali arrumado a um cantinho e começo a treinar os lançamentos, uns cinco lançamentos e pimba, vem um nós no multi, Ai a me*** já começa outra vez! para desfazer o nó, o fio partiu, la fiquei sem chicote, azarrr vai ja assim que me aborrece ir ao carro.

Segundo lançamento sem chicote e pimba, Tumm Tumm levezinho, via-se que não era nenhum tarolo grande, eheheh eheh mas já estava a curtir a luta, nada a ver com surfcasting que um gajo reboca o peixe para terra... Com calma para não perder o meu primeiro tarolito ao spinning e pimba está cá fora um robaleco com 850g, ainda pensei devolver o rapaz, mas fogo, já que é a minha estreia, este vai comigo. Até ja tinha uns 40cm... Tasse bem anda cá!

Mais uns tiros para lá e para cá, lá nos voltamos a cruzar todos, o Pedro também sacou uma baila boa mas de resto não saiu mais peixe nenhum esta noite e fomos embora cedo...

Obrigado aos Gaviões e ao Lobo que me andam a mostrar aos poucos esta pesca!

Um abraço


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

1ª Maratona, 1º Tarolo

Poiss é amigos,

Combinei com o amigo Gavião Manel a minha primeira maratona piscatória de spinning e fundo, e la fomos nós para passar três noites na faina a descansar no carro durante o dia. Começamos na sexta-feira, o Manel já estava a caminho então la fui eu andando para o spot.
O mar estava um pouco forte ainda, com tendência a baixar mas lá comecei eu a bater o spot, mas com a minha super experiência em spinning (cof cof) foi preciso esperar até chegar o Manel para ver sair um peixinho porque eles com as minhas amostras não queriam nada,e com o Manel ferrada pelo rabo veio uma baila de kilo. 1ª noite levei chiboooo, e fui para o carro descansar o braço!

Manha de sábado la fomos nós para outro spot onde íamos fazer um surfcasting noite a dentro, mas a fome de peixe era tanta que chegados a praia montamos o estendal e já agora, mete uma cana a pescar, mete a segunda e as 16h já tínhamos as canas todas a pescar. Nesta altura veio o Lobo do mar juntar-se a companhia!

Duas horas de pesca e em 6 canas nem um toque decente nem um peixinho pequeno sequer. As iscas voltavam quase sempre intactas. Então começou a anoitecer e a esfriar a temperatura e decidi ir ao carro buscar uma bucha e um casaco e não é que a chegar tranquilamente ao carro, oiço o Manel la do fundo aos gritos a chamar por mim, e não parava de gritar e esbracejar e eu a pensar cá para mim que se tinham práli enrolado as linhas porque com a actividade que havia, peixe não podia ser, e nisto fecho o carro e abalo nas calmas em direcção a eles, e o Manel continuava a gritar até que ouvi a frase dele "Larg'éssa M#$%#% F#§%*# CORRRE PÁÁÁ"  e lá larguei tudo e fui a correr, diz que a cana fez TUUUUMM TUMM e o Pedro foi a correr e ferrou o peixe. Recolhi com alguma(pouca) calma tentando ouvir as dicas destes dois companheiros mais experientes que ajudaram e muito a trazer um belo tarolo de 2.600kg para terra. Obrigado companheiros!!


Mas esta noite continuava sem sinais nenhuns de haver peixe, não havia mais toques nem perspectivas de vir a correr melhor e como tinha dormido pouco na noite anterior as 22.00h tendo a pesca praticamente feita fui jantar e amalhar-me no carro. dormi até de manha :D Onde alteramos os planos e como o fim de semana não tinha mostrado indícios de vir a dar uma grande pescaria, eu e o Manel decidimos fazer apenas mais um spinning matinal  e pôr termo a esta maratona.

Fizemos uns lançamentos, mas as condições não eram as melhores, o peixe continuava a não colaborar e cansamos e viemos embora ainda antes de almoço para casa!

Grande obrigado Manel, Muito obrigado Pedro!!

Metade deste belo robalo foi ao almoço escalado para 3 pessoas :D