segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Petisco, Surf, e Pesca em Sines

Comé Pessoal!

Esta já estava prometida há algum tempo, o amigo João que o fossemos visitar para nos apresentar os pesqueiros dele e se houvesse um tempinho meter-me em cima duma prancha de surf. 
Então assim foi, depois de combinadas as coisas com o Pedro Lobo do mar, orientei as coisas, preparei os tordinhos para levar e arranca que se faz tarde.

Não podiamos ser melhor recebidos, o João tinha já a nossa espera dois detolas dos dele no forno prontinhos para nós regarmos com o belo do tintol ehe íamos nós preparados para o frio de Sines quando nos deparamos com um fim de semana de vento Sul e calor até enjoar!!

No dia seguinte depois de almoçarmos umas entremeadas à Lobo do Mar, lá fomos nós ser apresentados aos pesqueiros habituais do João, onde o bichinho entrou-me logo no corpo para ir mandar ums chumbicas mas o mar estava forte demais (Diz ele) :P Então começamos a projectar um Surfcastnig noturno num pesqueiro a norte que se revelou bem complicado. Apenas ganhei uma esfoliação de pele morta dos pés ahaha 

Classico

Dia seguinte recheado de bolos ao pequeno almoço gentilmente oferecidos pela mãe do João, enchemos bem a martita e fomos então fazer uma chumbica a uma pedra que aguetnava o mar que fustigava esta bela terra. Tinhamos alguma esperança que aparecesse algum dentolas maiorzito mas o resultado acabou por ser um pouco aquilo que esperavamos para esta altura do ano, por isso seguimos para casa fazer o melhor que soubemos fazer este verão! Comer!! 
  
A estudar o pesqueiro

Preparar a papa dos bebés
 
E que bela receita tinha o João já em mente, um belo dum arroz de choco com gambas de comer e chorar por mais para arrebentar com mais duas garrafinhas de verde e branco que nos obrigou a desistir de uma segunta investida noturna que tinhamos programado!

Arroz de choco com Gambas

O ultimo dia chegou já sem grandes esperanças de pescar, fomos olhar para as cameras e o João disse logo que as ondinhas estavam mesmo boas em São Torpes para eu ir aprender a surfar. Então bora lá levar uma ganda sova!! Porra que fazer ilhadas é mais facil... Quase uma horinha dentro de agua deu para me rebentar com os braços e as costas mas consegui aprender o "take off" ehehe 

Surfista da Banheira!!
 

Foi um fim de semana prolongado excelente, onde o João e a sua esposa Lurdes nos receberam da melhor maneira possivel, engordei 2kg !!
Apesar da poluição, Sines é uma cidade bastante agradável para quem gosta de pesca e viver de actividades ao pé do mar!
Foi pena o João enganar-nos a dizer que aquilo é frio e tempestuoso ehehe
Ultimamente não tem havido peixe, mas como o proprio Pedro já referiu, o mais importante da pesca e dos blogs não é o peixe, mas sim a partilha de experiencias e conhecimentos e a capacidade de criação de novas amizades e partilha de bons momentos perto e longe do mar!!

O campeão, Cozinheiro/Pescador/Professor
Foto by Lobo do Mar 

Um grande abraço ao João e ao Pedro por todos este momentos que temos passado!

Abraço a  todos e boas investidas!

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Tasssse bem no Algarve

Boas amigos!

Andei ausente das postagens desde Julho porque chegando o Verão, os Sargos na costa onde gosto de pescar vão-se embora e os Robalos até ja tinham abalado mais cedo... Ainda fiz uma ou duas ilhadas mas sem grandes resultados..

E tasssse bem no Algarve porquê?? Enquanto o resto da malta tira férias para gozar calor, praias e descanso, alguns de nós fazemos ao contrário, Eu pelo menos... Trabalho o verão quase todo para tirar férias no Inverno/Outono para ir a pesca ahaha conseguindo claro está fazer férias trabalhando. O que para mim é mais que bom... 

Dediquei-me a pescas mais ligeiras de barco, apanha de marisco e muitos momentos de lazer com malta amiga! 
Até recebemos a visita do amigo João Santana do Blog Litoral Alentejano Surf e pesca Ele que já nos tinha acompanhado numa investida no Inverno ao Surfcasting veio agora carregado de petiscos e vontade de beber umas bjecas.
  
Fiz algumas investidas as cavalas e carapaus, uma ou outra investida as Douradas mas como as águas no Algarve teimam em não aquecer, o peixe dentro da Ria anda arredio...
As investidas ao cefalopodes foram escassas e com resultados que deixam na memória os anos passados... 

Por isso deixo apenas um relato fotografico do Verão, onde acho que as imagens junto com a sua legenta falam por si.
 
Sentado na rede a olhar para as canas e a ver o Pôr do Sol no paraíso

Saída as cavalas e berbigões para petisco

 Belezas da Ria Formosa

Qual caraíbas qual indonesias qual quê!
 

Ja com o amigo João pelos Algarves, comoçou a onda de petiscos semanais com ele e com o Pedro Lobo do Mar

Enjoamos marisco ao 2º dia ahaha Tordos Fritinhos e grelhados à Mata chibos, com o João e o Pedro que está quase aí voltar a carga!
 

 Saladinha de polvo do João
 

Camarões fritos ao alhinho à Lobo do Mar!!


 Um final de tarde aos Besugs com o Amigo Palinhe Marafade e o Nelson!


Agora venha o frio e ou Outono a ver se começamos a ocupar as praias com as nossas armas de pesca!
Um abraço a todos!