domingo, 12 de outubro de 2014

Primeira investida ao Spinning (é só para o pico)

Olá Pessoal!

Desta feita diz que os robalos já andavam por lá, então eu e o amigo Lobo do Mar decidimos ir fazer uma investida rápida ao spinning a ver se dávamos com algum peixe perdido.

O projecto seria fazer ali as ultimas horas da vazante e depois parar para comer uma bucha e fechar um pouco os olhos até se fazer horas de atacar novamente.. Para variar, montei a minha fiel matadora de serviço e toca atacar... 

Passou-se a primeira meia hora e babaloos nem vê-los mas quando menos esperava Ferro um peixe, que por pouco não fazia o drag cantar (ainda por cima eu que nao gosto de ter abelhas no carrete).... Peixe que devia rondar o kilo/kilo e meio chegou a 2/3 metros de mim e de boca aberta à tona da agua desferrou e lá foi à vida dele... Enfim, agora tá na moda a malta algarvia perder peixe aos pés hein Manel!!! :(

Continuando a labuta mais uns lances coma matadora do costume e passados uns 20 minutos ferro outro... Este apenas kileiro, veio a seco sem problemas e como ia trabalhar no dia seguinte e o gasóleo está caro, veio comigo para casa para o jantar do dia seguinte..

Cinnetic a bombar ahaheaha Malucooo!

Com o pesqueiro a ficar sem agua, lá fomos nós lanchar e fechar os olhos um bocadinho, e à hora falada levantei, já o Lobo andava ao ataque. Fui também insistir mais um pouco mas nenhum de nós voltou a ter sorte excepto um toque na cana do Pedro que não se deixou ferrar.

Era hora de fazer alguns quilómetros até casa para dormir 1 horinha antes de ir trabalhar por isso levantámos ferro e fizemos à estrada.

Abraço a todos e boas fainas!

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Primeira saída ao Surfcasting

Pois é amigos, já estou de volta... E com boas noticias!!

Depois de meses longe desta pesca, andava há algum tempo a combinar o meu retorno ao Surfcasting com com o "Petisqueiro" Pedro aka Lobo do mar. Então como as condições estavam reunidas para uma boa investida nesta modalidade afim de encontrar alguma Douradeca ou Robalo para aí perdido combinamos a hora e lá fomos nós.

O pesqueiro foi decidido em cima da hora, visto que tínhamos ambos fé em locais diferentes mas como já vem sendo habitual, rendi-me à opinião da malta mais experiente e lá fomos nós para o pesqueiro escolhido pelo Pedro.

Chegados ainda de dia para ver as condições da praia e se tinha algum fundão onde pudéssemos enganar alguma espécie de maior porte e ficámos mesmo por ali pois melhores condições não poderiamos ter encontrado!! Enquanto o Pedro foi fazer umas fotos, eu fui armando a tenda e as pescas.

Primeiros lançamentos e rapidamente nos apercebemos que o que vimos lá de cima não era tão bonito como estávamos agora ali a sofrer. Entre alguns lançamentos em que ficava lá o material todo, e outros em que os estralhos vinham completamente enrolados a maré parou e lá fomos nós fazer a pausa da chouriça assada para recuperar energias. 

Pitéu da noite
  
Voltamos a carga e depois de algum tempo de espera, digo ao Pedro para dividirmos a ultima cerveja que sobrou e enquanto ele abala à geleira eu vejo a cana bater e vou direito a ela. Vem ele ter comigo já com a cerveja divida a dizer "mohh fazes-me ir buscar a cerveja e vais-te embora" ehehe Calma Pedro, que isto trás cá algo pesado... Recuperando lentamente meti seco um belo Robalo 3.800kg que vinha matar um jejum de robalos que já vinha desde Maio!!! A estreia do Inverno não podia ser melhor. Fotos da praxe e vamos guarda-lo e sofrer mais um pouco até ao amanhecer.

Troféu da Noite

Depois desta captura e continuando a dificuldade a trabalhar as pescas relaxei-me um pouco e sentado na cadeira fui dormitando intercaladamente até se ver a claridade do dia seguinte, nesta altura o Pedro tinha acabado de safar o chibo e com isto não nos alongamos muito mais. Foi uma noite difícil e ainda tínhamos de fazer alguns kilometros até casa por isso fomos andando.
  
Resultado da invesitida

Foi um bom retorno ao Surfcasting, valeu para dar nova motivação para esta pesca e vontade de aproveitar já todas as condições porque com as previsões que se adivinham, não tarda está aí outro hércules a assombrar as nossas praias preferidas!!

Saúde a todos 

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Acampamento à pesca

Boas Pessoal!

Aproveitando aqui uma semaninha que tive de férias em Setembro, já a pensar na pesca, comecei a organizar ideias para ir fazer a minha primeira maratona de pesca desta época... A ideia iria passar pelo Surfcasting, Spinning e uma Ilhada à chumbica não poderia faltar! Quase tudo estudado quando recebo o telefonema do meu grande amigo Marafade Nuno Caçorino de quem até já não tinha noticias há algumas semanas e pergunta-me!
"Olha lá, o que andas fazendo?"
"- Epá tou de férias e vou encher o carro de material para fazer maratona à pesca"
"ahha Tás de férias? És mesmo tu!!! Tenho a tenda armada no parque de campismo, anda já para cá passar uns dias e pescamos até enjoar!"

Escusado será dizer que não podia recusar um convite destes né... Assim sendo enchi o carro de material, com o Nuno já se sabe, tive de deixar o Surfcasting de lado e vamos embora para a estrada de madrugada ao encontro do Nuno amigo Vitor(seu pai) para a primeira pesca desta jornada.

Hotel 5 Estrelas

Neste dia o projecto era fazer ultima hora de vazante e inicio da enchente ao spinning e só depois seguir para cima da pedra ilhada para tentar enganar alguns Sargos...
Ainda enganei dois Robalotes, um do tamanho da amostra e outro com 800gr ambos devolvidos à precedência na esperança de vir a agarrar o avô destes, que não chegou a dar ar da sua graça !!

Seguimos para a ilha, uma pedra que por acaso nunca lá tinha pescado, as condições não eram as melhores. O vento a ajudar e o mar com tendência a crescer, empurrou-nos para fora da pedra antes que pudéssemos aproveitar a praia-mar. Saíram apenas alguns peixes para o almoço no acampamento. 


O almoço

Depois de almoçar e relaxar um bocado estava programada nova investida para o anoitecer a mandar peixinhos, e la fomos os dois para um pesqueiro complicado e onde as condições estavam longe de ser fáceis... O peixe, esse voltou a não comparecer e demos por terminada a pesca e seguimos já cheios de fome ao encontro do café do mestr Borralho para matar a fome com um ganda petisco e duas médias fresquinhas!!

Na Ilha? Ah pescador!!

No dia seguinte, com o mar a crescer tínhamos de procurar uma ilha que nos desse segurança e ao mesmo tempo deixasse capturar alguns Sargos decentes. Na maré vazia entramos bem e tentamos pescar, mas o mar era muito e com um período elevado que varria o pesqueiro todo, não conseguimos pescar na ponta de pedra onde saem os melhores. Mudámos de táctica e ainda conseguimos ainda trazer mais alguns Sargotes para almoço deste dia...

A noite ficou reservada a petisco e cafés e no dia seguinte, o despertador tocou para fazermos uma investida ao spinning mas já se ouvia o mar e o vento e aí nenhum de nós se levantou para puxar pelo outro para tentar pescar por isso ficamos na ronha e eu tive de dar por terminada a minha estadia no acampamento!

Abraço ao Marafade

Resta-me apenas deixar um grande abraço ao Nuno e ao seu pai, pela optima recepção e companhia,voltei novamente a aprender muito com as historias e peripécias destes dois experientes da pesca com quem adoro partilhar conversa!

Grande abraço e obrigado por todos os momentos passados!

Até breve!