quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Ou vem ou racha!!!

Pois é companheiros!
Ou vem ou racha, e o facto de aqui estar a escrever significa que realmente ele veio...
Eis um episódio de pesca, daqueles que nos fazem pensar, e muito poucas vezes corre da maneira que queríamos!!

No outro dia, olhei para as previsões e como não dava para o Surfcasting, vi uma aberta para ir atirar umas padradas a ver se conseguia enganar alguns Sargos numa falésia lá mais a Norte, onde já fisguei na praia, um bom robalo esta época... Nunca ali tinha pescado, mas por várias vezes já tinha tido vontade de lá ir explorar...

Reunidas as condições, desta vez peguei na Maria para me fazer companhia e lá fomos nós fazer a enchente à padrada. Cheguei ao pesqueiro ainda de dia e como estava uma Nortada forte meti apenas uma cana a trabalhar com iscas ligeiras a ver no que dava... 
Cedo consegui a primeira captura, um Sargote com algumas 50gr prontamente devolvido nas "possíveis" condições. 
Com uma hora de pesca e mar bem rijo, o peixe não queria colaborar até que num toque mais ligeiro coloquei em seco um Sargo já com 500gr que iria para a saca, na esperança que mais meia dúzia pudessem entrar e fazer-lhe companhia.

Já faltando uma hora para a enchente, e peixe nem vê-lo, eis que começa o episódio... Decidi investir tudo e fiz uma iscada generosa da minha isca mais matadora, puxei do braço, lancei forte lá para fora e sentei-me com a cana bem fixa num buraco ao meu lado.
Não esperei mais de 20 minutos quando por cima da minha cabeça vejo a cana vergar brutalmente duas vezes! 
Não precisava ser nenhum génio da pesca para perceber que ferrei ali mesmo naquela hora um belo dum robalo. A pescar sem cesto, e quando o meu destino eram os Sargos de bitola média para esta altura do ano, não podia vacilar. 
Peguei na cana e comecei a dar a manivela como se não houvesse amanha, afim deste cabeçudo sair logo do fundo e chegar a tona da água, ainda assim ele tentava correr para um lado e para o outro, mas nem o deixei fazer "ouvir as abelhas" do GS9 que o iria meter nas minhas mãos!

Quando o sinto a chegar a tona, o que coincide com uma boa chanada do mar, com a cana no meio das pernas toda dobrada, pensei numa fracção de segundos, "que se lixe, é agora, ou vens ou ficas malvado" e reboquei lentamente falésia acima 3.050kg de um belo cabeçudo! 

Robalo voador
 

Quando ele bate com aquele lombo forte cá em cima, nem queria acreditar! Tinha todas as condições reunidas para perder aquele peixe mas felizmente há alturas em que é o pescador que ganha a luta e desta vez saí vencedor! Impus todo o cuidado possível para o fio ou o anzol não partir... 

Foi uma explosão de alegria, a pesca estava feita mesmo sem sargos.. Mas tal como tinha planeado, esperei a maré virar a ver se dava com mais alguma coisa, mas não estava lá mais peixe para mim naquele dia. Vim para casa a delirar que no dia seguinte ia novamente trabalhar!

Trofeu

Se foi sorte? Talvez possa ter sido, Se foi coincidência ir ao Sargo e passar ali um cabeçudo daqueles?! Se calhar até foi..  Mas a sorte procura-se, eu procurei e era eu que estava lá para o puxar para cima, e o melhor é que ele veio!!! De referir que pesco com o mesmo fio de estralho desde que em 2012 voltei a dedicar-me a pesca, e este portou-se como nunca pensei!!

Obrigado a todos!