terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Pouco mas bom..

Olá pessoal,

Voltando à pesca ilhada, planeei um dia de folga no trabalho, em que as previsões eram de vento forte e mar de 1.5 de manha a cair à hora de almoço. Mas como não tinha nada para fazer decidi arriscar. O pior o que podia acontecer era ir passear à costa vicentina e voltar com um melhor ânimo para trabalhar no dia seguinte.

Ao chegar ao pesqueiro verifiquei aquilo que esperava, e desta vez as previsões de mar estavam correctas mas o vento esse era nulo o que ainda me ajudava mais para esta pesca. Chegado acima da pedra, estavam todas as condições reunidas para fazer uma exlente pesca de Sargos. Mas com o passar do tempo, os peixes saíam a muito conta gotas.

Os poucos Sargos que iam saindo talvez de meia em meia hora, eram dos bons. Em muitos momentos sem sequer sentir toques na isca, assim de repente lá metia um jeitoso em seco. Numa pesca em que a qualidade era bem melhor que a quantidade consegui fazer 5kg em apenas 7 peixes, e no ultimo peixe ainda bati o meu record de Sargo por 100gr.
De salientar ainda que o peixe maior era quase todo magro e os peixes de menor bitola, todos gordinhos...

Com o sol já a querer fugir de mim, dei por terminada a pesca e joguei-me ao mar para dar a barbatana a ver se chegava ao carro ainda de dia.

Record 1.500gr

7 peixes = 5Kg
 
Boas investidas a todos!  

sábado, 17 de janeiro de 2015

Primeiras capturas

Boas pessoal da faina, 

Trabalhando para a evolução na pesca submarina, convidei o amigo André Guerreiro para irmos molhar os fatos aqui perto num jardim que seria novo para mim. Ele aceitou prontamente o convite e combinando as horas lá fomos nós ver o jardim.

Ao buraco 

As condições não eram as melhores devido à vaga de periodo que voltou a assombrar a nossa costa e a agua estava suja e sem visibilidade por isso metemo-nos à estrada e fomos mais para longe. Depois de ver alguns pesqueiros encontramos um cantinho protegido para não levar porrada, onde a visibilidade ultrapassava os 10/12 metros.

Começamos a labuta e ao fim de uma hora de vasculhar buracos o André começava a ficar preocupado. Eu cá só de molhar o cu e ganhar experiencia, levar um chibo já não era nada que não tivesse a espera ehee 

Diving
 
Mas a coisa não correu mal, já o André tinha fisgado 3 chocos grandes, quando a caçar por volta dos 9/10 metros encontrei um Sargote num buraco em que consegui disparar. Ainda enquanto guardava o Sargote, avistei um grande choco, mas  ao tentar carregar a minha arma com o Sargo no fio parti a ogiva e tive de chamar o André par me emprestar a arma, já ele vinha com outro grande choco tambem preso no arpão...

 2kilos de Choc e Sargote
 

O resultado foi um mergulho muito tranquilo, uma vez que fui acompanhado de alguem mais experiente, num pesqueiro bem diferente dos ultimos, com pedra alta e muitos buracos para caçar com excelente visibilidade. 

Foi muito bom conhecer o André, muito boa companhia e experiencia para continuarmos a caçar e aprender em segurança!

Caçadores do dia
 
 Abraço e boas investidas a todos!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Tentativa de desforra...

Alô Pessoal!

Numa tentativa de desforra, combinei com o Paulo Cabrita aka PeJoTaFiXe aka Marafade pra pescar a desforra da ultima ilhada que não nos trouxe muito peixe, e lá fomos nós ao encontro do pesqueiro. Já a vestir os fatos e todos prontos o raio do Marafade lembrou-se que veio para a pesca e não trouxe os carretos!!!!!!! Aii mãe um gajo quando vai pra velho tá lixado...

Lá foi ele ali na zona ver se conseguia que um amigo lhe emprestasse um carreto enquanto eu fui andando para a pedra. Aproveitei para apanhar uns percebes enquanto a maré não subia e estava sozinho e quando o Paulo chegou com um carreto à homem começamos logo a pescar ao Sargo.

A labuta não se adivinhava fácil já que ao mesmo tempo que o Paulo chegava, um mariscador que la estava comigo dizia que o gajo do barco esteve lá na noite antes a deixar as redes!! Enfim...

Entre iscas ratadas pelas safias e bogas, lá vinha uma choupa, apanhei algumas cinco choupas, mas devolvi duas uma vez que nesta pesca o que me interessa mesmo é o Sargo, espécie esta que só consegui também três exemplares nesta jornada, ao menos era peixe decente e gordo!

O Paulo vinha tendo a mesma sorte e por isso com a maré ainda a meio, desistimos logo que começou a levantar vento forte e fomos direito a tasca tirar o salitre dos bêços...

Safaram-se alguns pexecos, que animaram mais um dia de faina no mar!

Um abraço a todos e boas investidas!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Reencontro na Ilha

Boas amigos,

A finalizar 2014, numa quebra de mar decidi ir fazer uma ilhada, mas como as minhas companhias de sempre não davam noticias apostei em ir sozinho e meti-me à estrada bem cedo para ver como o mar atacava a pedra escolhida.

Chegado ao pesqueiro, a pedra tinha três mariscadores lá em cima por isso decidi avançar na mesma. Pelo caminho cruzo-me com eles ja de volta, que me dizem que já la estão três gajos a pescar na pedra... Três?????? Mauuu.. Bem mas como pensei que com respeito e educação, a malta consegue toda divertir-se e tentar sacar uns peixes avancei.

Já a dar a barbatana dentro de agua é que consegui reconhecer logo os três marafades que lá estavam em cima! Paulo Cabrita, Nuno Caçorino e o Carlos de Alvor. Ui assim muito melhor, pescar ilhado em família é sempre melhor.

Começamos todos a pescar ao Sargo visto que os robalos não querem saber de amostras esta época. Lentamente, depois de devolver muito peixe pequeno, foram saindo alguns peixes jeitosos para tentar compor uma pequena pesca de Sargos em que os poucos que havia até eram jeitosos, deu para tirar 9 peixes onde trouxe apenas uma Safia que engolfou o Anzol.

Peixes de dose para grelhar

Com o peixe na saca fomos para terra beber a tal cervejola para tirar o salitre dos beços enquanto dizíamos umas parvoices e deixávamos promessa de um breve regresso acima da Pedra.

Abraços e próspero 2015