terça-feira, 23 de junho de 2015

helicópteros, aviões e Pexe!

Pois é pessoal, o dia seguinte era desejado pelo Nuno e pelo Francisco como um dia mais calmo e sem grandes esforços a ver se ainda dávamos com mais alguns peixes. Quando mandei mensagem ao Paulo, ainda ele estava cravado na matulona e respondeu-me "Tá a burra no anzol, pera aí que o pai já vai!!" 

Lá fomos nós a caminho do pesqueiro, paramos o carro no cimo da falésia e dois minutos depois enquanto víamos o mar, avistámos um barco e três pescadores que tinham sido largados num pesqueiro mais fora de terra. Ao ouvir alguns gritos em tom de aflição questionei a malta se não tinha ouvido nada, e como fui o único a ouvir, inseguro em relação a isto acabei por nada fazer no que toca a chamar assistência, mas aquilo ficou-me na cabeça a preocupação.

Descemos o pesqueiro e remamos até a pedra ilhada quando ao final de meia hora observamos o semi-rígido do instituto de socorros a náufragos chegar lá fora a prestar auxilio aos três pescadores. Foi aí que tive a certeza que afinal algo se passava com os colegas de pesca que lá se encontravam! Em menos de 30minutos passa por cima das nossas cabeças o avião da força aérea Portuguesa e mais 15minutos chega o Helicóptero para resgatar um pescador que tinha caído e ficado imobilizado num buraco de difícil acesso.

Total de pesca

Durante todo este salvamento, e depois do Francisco ter ido observar de perto a vida marinha, eu e o Nuno remámos para uma ilha mais ao lado e enquanto íamos observando "tal acontecimento" íamos também enchendo a ceira de peixe... 
Terminada toda esta operação, e com a chegada do fotógrafo Paulo à ilha, o peixe também desapareceu do pesqueiro tão rápido como entrou e tivemos de levantar ferro da pedra. Subimos falésia acima e fomos comer um belo de um bitoque que havia sido prometido ao Francisco desde que ele chegou a terras Algarvias!

Francisco cravado no pexe, estava o Paulo a chegar a Ilha
 
Salvamento

Saúde a todos!

terça-feira, 16 de junho de 2015

Mini férias


Boas!!
Aproveitando o feriado, gozei mais um dia de férias e desafiei os Marafados para umas pescas ilhadas. Liguei ao Nuno, e ao que parece, viria de Lisboa o amigo Francisco Muralha ter com ele para pescarmos todos juntos estes dois diazinhos.
Assim sendo fui ter com o Nuno bem cedo a Portimão e logo arrancamos para o pesqueiro onde lá foi ter o Francisco. A quem desde já deixo um grande abraço, foi um prazer conhecer mais um grande camarada e amigo de pesca!

Neste dia o Paulo tinha outros planos e como andou ocupado não teve tempo de ir ter connosco à ilha! Como o Nuno não pescava há alguns meses optamos por um pesqueiro já nosso conhecido e de fácil acesso para os "velhos" não estarem muito cansados no dia seguinte!

Exemplar do dia

Chegamos à pedra a duas horas do final da enchente, o mar era o ideal e cedo começaram a sair os primeiros Sargos. Era melhor a quantidade do que a qualidade mas pouco a pouco fomos compondo a saca e tentando devolver os mais juvenis. Com duas horas de vazante o peixe largou o pesqueiro e nós fomos ao café ter com o Paulo para meter a conversa em dia e beber uma cervejola!
O dia seguinte tem outra história...

Aquário de juvenis antes da devolução e jantar convívio




Pesca total dos 3





 

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Cara nova


Pois é meus amigos, as pescas tem sido muito poucas! Andei tentando me dedicar à caça submarina e deixei um pouco as pescas de lado. E nas poucas/algumas pescas que fiz, carreguei chibos as costas daqueles de tal maneira pesados e que custam mesmo de engolir. Pois é claro que também fiz pescas que apanhei peixe, mas a motivação era tão pouca que o peixe não justificava relato...  Assim voltei a reflectir um pouco e voltar a pensar numa coisa que já tinha lembrado uma vez.

No inicio desta brincadeira, criei o blog com o intuito de partilhar pescarias e como era um aprendiz da pesca sem vergonha nenhuma, auto nomeei-me de pesca chibos, mesmo já tendo apanhado alguns peixes. Mas com o passar do tempo e mesmo ainda sendo aprendiz da pesca(e serei sempre porque se há coisa que acredito é que levamos a vida inteira a aprender). Interroguei-me se este nome apesar de engraçado não seria um pouco pessimista. 
É óbvio que todos nós amamos pescar e passar bons momentos ao pé do mar MAS PORRA sempre a carregar chibos também não!!!!!! 

Por isso decidi fazer algumas alterações ao blog, mudei a foto de capa uma vez que era uma foto de um pesqueiro bonito que tirei há mais de 10 anos quando fui ali de férias, mas que curiosamente nunca lá fui pescar, e decidi também  alterar o nome do blog para ver se esqueço aquela ideia pessimista de ir para a pesca já a pensar por baixo e com baixas expectativas!O pescador quando vai para a pesca tem de pensar sempre que vai carregar o ceirão com de peixe até a boca!!
Não quer dizer com isto que a sorte mude, mas que pelo menos farei por isso! 
 
Posto isto deixo-vos alguns relatos que já tinha feito mas não estavam disponíveis e o relato da ultima pesca na costa Norte.

Andava eu a estudar as condições naquela costa para ir atacar ao Surfcasting, pois há algum tempo que não fazia essa pesca, e desafiei o Manel para irmos no dia seguinte, quando ele me diz, "ai eu tinha trazido as coisas para o trabalho e vou hoje!! Bora hoje.." E então pois lá fomos!

Da falésia estudámos o pesqueiro e escolhemos ali um fundão onde íamos atacar, o chato foi que quando lá chegamos, ao virar da esquina, já estava um colega a montar as suas canas e ficámos ali um pouco sem opções... Como a caminho dali observei na praia ali um outro fundãozinho com algum potencial, disse ao Manel que iria ficar ali naquele, já que ele decidiu que queria ir ver o outro lá bem ao fundo...


Depositei a minha fé nesse fundão e montei as armas e comecei a pescar.. Até a enchente nem um toque, mas no virar da maré enquanto fazia novo chicote numa das canas, fui dar com a outra com a linha toda para o lado e lá estava um robalote jeitoso que não apanhava há tanto tempo!


 Ainda fizemos mais algumas horas mas íamos ficar sem agua para pescar, fui fazer uma visita ao Manel e pouco depois decidimos bazar porque para variar o dia seguinte era para trabalhar..

O belo petisco que tem reinado desde que começou o calor...
 
Divirtam-se coma pesca e não se cansem muito este verão!
Abraços