Começo o meu primeiro relato de pescaria por agradecer ao meu grande amigo Manuel, que me tem aturado e ajudado muito neste inicio da minha pesca. O seu incansável incentivo nas minhas pescas finalmente começa a dar alguns frutos e por isso estarei sempre muito grato a este Gavião!
Grande Obrigado Manel, aquele Abraço!
Pois e foi mesmo assim, levei a semana toda a ver o Windguru dia-a-dia com o tempo muito irregular mas dava uma aberta para o fim de semana! Era o que precisava, depois de uma semana muito cansativa a trabalhar fora da minha área de residência a passar mais de 16 horas fora de casa a semana toda. O Amigo Manel só me dizia, "arrisca que vai estar bom","eu se fosse a ti ia o fim-de-semana todo." "vais ver que te vais safar." Pois, o fim-de-semana todo era impossível por isso decidi ir sábado passar a noite.
Como era um spot novo, completamente desconhecido para mim, e o meu amigo Gavião não me podia acompanhar, lá convidei um colega para me fazer companhia e para dar alguma segurança. Combinamos hora de abalada 20.00h.
Durante a tarde fui comprar isco, mesmo na ultima hora sem reservar... Chego lá parte-me o coração "ai vzinhe já não tenho nada". até comecei a transpirar. Liguei para o meu colega e ele la consegui reservar umas coisas na loja de pesca da zona dele, Ufa está a ver que com tanto trabalho e indecisão ia ficar apeado!!
Chegamos ao spot, eu com a minha elevadíssima capacidade de ler do mar(cof cof), ora deixa cá ver, está uma brisa forte, aqui ao longe parece pequeno, vamos la baixo ver melhor!! Olha, acho que dá, não vamos perder mais tempo. Toca a montar e estendal, montagens simples, isca generosa a ver se aguenta no mar vamos la lançar isto. "ups isto aqui dentro até esta maior..." Siga lá para dentro, pescas a pescar.
Ora uma grande azafama porque com o meu colega mal preparado para este tipo de pesca, tive praticamente de pescar com 3 canas. Correria para aqui, correria para acolá, nunca conseguia ficar a dar muita atenção apenas a uma cana. Mesmo assim, Olha, primeiro toque, ferra o gajo, e pensava eu... Epa isto vem pesado, não me digas que vou já safar a pesca, ainda agora cheguei... Sempre a vir pesado mas com poucas cabeçadas, eis que me acontece algo que nunca vi acontecer na praia. vem la um sargo pequenino ferrado nada mais nada menos no meio do tronco, ora por isso é que vinha pesado, o rapaz não tinha nem 300g. voltou lá para dentro!
Passa-se quase ma hora, mar difícil de observar os toques nas canas, vou recolher a cana da esquerda, vem la qualquer coisa! Uma safatinha na medida, nem a ia trazer mas enbuchou tanto que quando recolhi já vinha esvaída em sangue de tanto tempo que eu nao ia ao pé daquela cana. Até que essas 2/3 da manha me aproximo da cana do outro lado onde eu tinha mais esperança, aproximei-me com atenção, um toque lá ao de leve, recolhe com calma mas vem leve, e vem leve, e leve, até que começa a entrar o chicote nos passadores da cana e começaram as cabeçadas, uii marafada ela afinal vinha la ao de leve e não queria sair, mais uma ondinha e puxa estás em seco. Saiu o meu primeiro peixe acima de quilo. uma dourada que acusou 1.200kg coisa que eu não estava nada habituado ainda mais quando não estava nada a espera que ainda la estivessem douradas.
Até ao final da noite ainda tirei mais dois sargos na medida, um devolvido...
07.00h praía-mar o dia a nascar, vamos la ver o spot de dia que tem muito para explorar. Andamos ali nas alturas a ver a paisagem, toca a tomar o pequeno almoço, bacalhau com grão lolo
Depois de estudado o sitio, vamos aproveitar que cá estamos, mete conversa com uns locais a ver onde se desce e pimba, vamos la para baixo fazer uma chumbadinha até a maré nos mandar embora.
Só aqui o meu colega Luís foi feliz e tirou um robalo a rondar o quilo e mais uns sargos, eu saquei mais umas bailas e um sargo na medida. Lá fomos os dois contentes e muito cansados embora para casa com o sorriso cansado mas feliz na minha cara.
Um relato muito longo, mas tinha de contar toda a historia para mostrar que o Gavião sempre tinha razão e la safei um belo almoço para mim e para a Maria! Os próximos relatos espero não serão tão longos.