segunda-feira, 9 de junho de 2014

Custoidinhe ao vento

Boas caros leitores!

Com o Custoidinhe recem saído da oficina onde esteve para dar os ultimos ajeites para o inicio do verão, andava cheio de vontade de ir ver se eram verdade os ralatos de andarem a chover douradonas  de 2 kilos na nossa Ria Formosa (não fosse eu saber que no maximo elas tem 500gr).

Desafiei um colega e amigo que gosta muito de ir para a pesca passar apenas um bom momento, carregamos a geleira de minis e lá fomos nós passar uma manha ao vento!

Depois de apanhar algum marisco da praxe lá nos fizemos ao primeiro spot, barco fundeado, vento forte e vamos la ver o que anda aqui, passados 15/20 minutos sem sequer um toque, temos de zarpar para outro local mais a frente.

Aqui fundeamos o custoidinhe, havia mais corrente e começamos a sentir alguns toques, mas ferragens não era facil, andaríam por lá as mixarras a trincar as minhocas de certeza... Até que lá saíram uns pexecos pequenos todos devolvidos...
 Passado algum tempo neste local, vejo a cana bater de modo diferente, mais suave, e um puxãozinho... Uai queres ver... Esta ficou lá e é matreira! Vou recolher e já sinto algum peso (para o que é costume), e ao chegar mais perto, lá vinha uma safata lutadora já com 700gr que dava pa almoçar no próprio dia.

Safateca que salvou o dia

Com o avançar da manha, o vento caiu e o mar ficou como se gosta, mas a actividade desapareceu e com isto ainda adormecemos os dois no pleno silencio de relaxe da Ria enquanto tentavamos manter atenção nas canas... Acordei já com ele a dizer que apanhou um peixe aranha...  Bahhh, são bons fritinhos mas ele não quis levar!
Ainda  experimentamos a tonear um pouco, onde ele até tirou um choco jeitoso mas depois de arrumarmos o material e já com o vento a soprar forte novamente, decidimos abalar a fugir para almoçar com as familias!

Nestas saídas, petisco não pode falhar
 
Ilha do Farol


Um abraço amigos e boas fainas a todos!