terça-feira, 23 de junho de 2015

helicópteros, aviões e Pexe!

Pois é pessoal, o dia seguinte era desejado pelo Nuno e pelo Francisco como um dia mais calmo e sem grandes esforços a ver se ainda dávamos com mais alguns peixes. Quando mandei mensagem ao Paulo, ainda ele estava cravado na matulona e respondeu-me "Tá a burra no anzol, pera aí que o pai já vai!!" 

Lá fomos nós a caminho do pesqueiro, paramos o carro no cimo da falésia e dois minutos depois enquanto víamos o mar, avistámos um barco e três pescadores que tinham sido largados num pesqueiro mais fora de terra. Ao ouvir alguns gritos em tom de aflição questionei a malta se não tinha ouvido nada, e como fui o único a ouvir, inseguro em relação a isto acabei por nada fazer no que toca a chamar assistência, mas aquilo ficou-me na cabeça a preocupação.

Descemos o pesqueiro e remamos até a pedra ilhada quando ao final de meia hora observamos o semi-rígido do instituto de socorros a náufragos chegar lá fora a prestar auxilio aos três pescadores. Foi aí que tive a certeza que afinal algo se passava com os colegas de pesca que lá se encontravam! Em menos de 30minutos passa por cima das nossas cabeças o avião da força aérea Portuguesa e mais 15minutos chega o Helicóptero para resgatar um pescador que tinha caído e ficado imobilizado num buraco de difícil acesso.

Total de pesca

Durante todo este salvamento, e depois do Francisco ter ido observar de perto a vida marinha, eu e o Nuno remámos para uma ilha mais ao lado e enquanto íamos observando "tal acontecimento" íamos também enchendo a ceira de peixe... 
Terminada toda esta operação, e com a chegada do fotógrafo Paulo à ilha, o peixe também desapareceu do pesqueiro tão rápido como entrou e tivemos de levantar ferro da pedra. Subimos falésia acima e fomos comer um belo de um bitoque que havia sido prometido ao Francisco desde que ele chegou a terras Algarvias!

Francisco cravado no pexe, estava o Paulo a chegar a Ilha
 
Salvamento

Saúde a todos!